Câmara emite nota de pesar pela morte de João Serra, antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães
Morreu João Serra, antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães, entidade que foi responsável pela organização da Capital Europeia da Cultura em 2012.
Em comunicado, o Presidente da Câmara de Guimarães, expressou a consternação do Município pelo seu falecimento de João Serra.
João Bonifácio Serra nasceu em Caldas da Rainha, em 22 de abril de 1949, e faleceu ontem. Licenciado em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974.
"João Serra teve um papel fundamental na organização e programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, tendo desempenhado funções na Fundação Cidade de Guimarães como Vogal Executivo do Conselho de Administração, entre 2009 e 2011, e como seu Presidente e Programador da Área do Conhecimento, entre 2011 e 2013. Foi esse trabalho em prol de Guimarães, e da Cultura, que foi reconhecido, em 24 de Junho de 2013, quando lhe foi atribuída a Medalha da Cidade em Ouro pelo reconhecimento e pela forma determinada que fez dele um dos rostos principais de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. Com João Serra, os Vimaranenses sentiram que o evento lhes pertencia, recuperando assim a credibilidade junto de parceiros institucionais, artistas, criadores e programadores", realçou a Autarquia em comunicado.
João Serra teve uma longa carreira docente no ensino secundário e superior. Entre 1996 e 2006, João Serra foi Consultor, Assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, tendo recebido diversas condecorações estrangeiras e portuguesas, destacando-se os títulos de Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Desde 2011, que é membro do Conselho Nacional das Ordens Honoríficas Nacionais.
"O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo seu falecimento através desta Nota de Pesar, apresentando à sua Família e Amigos as mais sentidas condolências", indica o comunicado.
Marcações: nota de pesar, João Serra, Capital Europeia da Cultura em 2012