Fontes e chafarizes de Guimarães vão ser ligados em Abril
As fontes ornamentais existentes na Cidade vão ser reactivadas no próximo mês de abril.
Desde o final do ano passado, os equipamentos estão desligados, no âmbito do plano de redução do consumo energético implementado pelo Município.
"Na ocasião, a resolução do Conselho de Ministros recomendou à administração pública local a adopção de medidas de poupança energética", referiu a vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira, ao justificar o facto das fontes estarem silenciosas, sem o característico movimento da água e sem a iluminação desde o mês de novembro de 2022.
A responsável sublinha que está a ser preparada a reactivação de todas as fontes ornamentais durante o mês de abril, sendo que as duas fontes situadas na Alameda Alfredo Pimenta (junto ao edifício da PSP) serão alvo de obras de requalificação.
Em função das condições meteorológicas, a Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente fez questão de ressalvar que as fontes poderão novamente ser desligadas, pelos mesmos motivos que determinaram a suspensão temporária do seu funcionamento.