Piscinas dos Bombeiros de Guimarães "têm de ser recuperadas" com investimento superior a um milhão de euros

O Presidente da Câmara Municipal comprometeu-se a arranjar um modelo de financiamento que assegure a requalificação das piscinas dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Na cerimónia comemorativa dos 146 anos da Associação Humanitária, realizada este domingo no quartel da Instituição, Domingos Bragança revelou a existência de contactos mantidos para executar a obra, indicando que o projecto exigirá um investimento na ordem de um milhão de euros.
"As piscinas através do tempo tiveram uma função social e a sua reabilitação tem de ser feita. É uma obra que não custa 300 mil euros, será sempre um investimento superior a um milhão de euros", alertou, indicando que as piscinas terão de voltar a estar disponíveis para a utilização da comunidade. "A recuperação tem de ser feita. Gostava que não fosse só a Câmara a assumir este valor, mas como aconteceu com a auto-escada, cá estamos para encontrar a melhor forma de financiamento. Estas obras têm de ser feitas", insistiu Domingos Bragança, acrescentando que o procedimento concursal terá de ser lançado este ano para que as piscinas possam estar requalificadas em 2024.
Em dia de festa, gratidão aos bombeiros foi a palavra comum em todos os discursos.
O Presidente da Direcção da Associação Humanitária realçou "o amor e serviço a Guimarães". João Pedro Castro fez alusão à "época de transformação" que os corpos de bombeiros enfrentam, desafiando que "terá de acelerar o quanto antes", referindo-se à "execução do Plano de Recuperação e Resiliência", que deve prever um aumento da sua dotação, considerando fundamental a inclusão da renovação dos quartéis. "É fundamental deixar de apregoar que o INEM financia os Bombeiros, isso não é verdade! O que acontece dia após dia é as associações humanitárias a financiarem o INEM. Temos de reconhecer esta realidade. Os Bombeiros têm de entrar em transformação profunda", salientou, alertando para o aumento registado no número de serviços e solicitações que chegam à corporação. 

O dirigente destacou a "vontade de melhorar dia após dia", insistindo que a Instituição nunca deixará de exigir o que é de direito e mérito próprio". "Tudo estamos a fazer para prestar o socorro de emergência em condições de excelência", afirmou, numa intervenção em que agradeceu a "generosidade, a entrega e a dedicação" do Comandante Bento Marques,  estendendo essa expressão a todo o corpo de bombeiros. "É um orgulho dizer que no meu corpo de bombeiros tenho um Comandante que é uma pessoa leal, disponível, à frente do seu tempo, um condutor de homens e mulheres de excelência que ficará para sempre na história da Instituição", observou, manifestando o apreço pelo facto de "20 bombeiros estagiários estarem prestes a terminar a sua formação e que com entusiasmo vestem a farda, permitindo uma melhoria da nossa capacidade operacional"

"Há muito para fazer e continuamos a precisar de todos e de todas", frisou.

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães apontou "o papel da instrução, formação e treino" dos homens e mulheres que servem a corporação, "que não desperdiçam a oportunidade de evoluirem para assegurar qualidade no serviço prestado à população". Bento Marques reconheceu o esforço da Direcção da Associação "pelo esforço" para responder às solicitações do Comando, "na dotação de equipamentos e veículos e outras necessidades para o bom desempenho das missões solicitadas". 

"A constituição de mais uma equipa de intervenção rápida é mais um exemplo e uma realidade para iniciar já no próximo dia 1 de junho", avançou, realçando que "o sucesso de um corpo de bombeiros" deve estar associado a um incentivo ao voluntariado, criando condições de acesso à formação e cumprimento de missões de socorro, atribuindo regalias e beneficios sociais que incentivem o voluntariado".  

O Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Brigadeiro General Duarte Costa, reconheceu que nem tudo está feito, assinalando o trabalho de proximidade que tem sido mantido com os corpos de bombeiros.
A cerimónia comemorativa dos 146 anos dos Bombeiros de Guimarães foram impostas várias medalhas, os três anteriores presidentes da Direcção da Associação Humanitária receberam a medalha de serviços distintos, grau ouro. A sessão contou com a presença do Comandante da Sub-região do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), Rui Costa, da representantes da Liga de Bombeiros Portugueses e da Federação Distrital, bem como autarcas e representantes de diversas instituições e empresas vimaranenses.

Imprimir Email