Benção dos «moletinhos» em Ponte e V. N. de Sande no Dia do Pai

Em dia de S. José que assinala o dia do Pai, domingo, nas paróquias de S. João de Ponte e Vila Nova de Sande, cumpre-se a tradição da benção dos «moletinhos».

O Pároco das duas paróquias, Marc Monteiro, explica em que consiste esta tradição.
"No dia de S. José existe a tradição da benção dos «moletinhos» que são pães de leite, na eucaristia para depois os filhos entregarem aos pais numa demonstração de amor".
Os «moletinhos» são colocados junto da imagem de S. José onde são benzidos, acrescenta o Pároco.
Trata-se de uma tradição antiga que se foi perdendo e que recentemente foi recuperada. Uma tradição que regista boa adesão da comunidade.

O ano passado foram benzidos 600 pãezinhos e para domingo esse número será de 1.600.
"A participação é muito boa sendo uma forma diferente de marcar o domingo e o Dia do Pai. A iniciativa é simples mas é muito significativa para a comunidade", afirmou.
O Pároco Marc Monteiro salienta a importância de uma tradição que "congrega a comunidade".
"Tenho dito nas celebrações de preparação desta benção que é importante os pais estarem presentes nas vidas dos filhos, na vida da comunidade e na oração na eucaristia. Este benção é uma homenagem que queremos fazer a todos os pais, aqueles que já partiram, aqueles que estão presentes para a exemplo de S. José poderem ser testemunhos da educação dos seus filhos", concluiu.

A benção dos «moletinhos» vai acontecer domingo, às 8h30, na missa na capela de Campelos, depois às 10h00, na missa na igreja de Vila Nova de Sande e, finalmente, às 11h00, na missa na igreja de S. João de Ponte.


Marcações: Vila Nova de Sande, S. João de Ponte, moletinhos

Imprimir Email