Autarcas preocupados com não aceitação de passes pela Ave Mobilidade
A Junta de Freguesia de São Torcato e a União de Freguesias de Atães e Rendufe manifestaram "extrema preocupação com a situação da não aceitação dos passes de estudante e de idoso, nos transportes assegurados pela Ave Mobilidade".
Neste contexto, quer os estudantes, quer os idosos, as pessoas com mais de 65 anos, "estão a ser impedidos de circular com o respectivo passe, sendo-lhes exigido o pagamento de bilhete". Ainda segundo os autarcas, "acresce a esta situação, que muitos estudantes foram apanhados desprevenidos, tendo inclusive ficado sem poder fazer a sua viagem para a escola".
No mesmo comunicado, sublinha-se que "esta situação vem agudizar a já deficitária oferta de transportes em determinadas carreiras, nomeadamente a sua inexistência, por exemplo ao fim-de-semana". situação que leva os autarcas a apelar "a todas as partes, para que seja possível encontrar uma solução o mais rapidamente possível, por forma a mitigar esta clara injustiça". As Juntas de Freguesia prometem continuar a acompanhar a situação, junto da CIM do Ave e do Município de Guimarães.
Contactada pelo Grupo Santiago a CIM do Ave refere ter "determinado" à AVE Mobilidade para que não impedisse a circulação de estudantes e idosos. Ora, confirmando-se este impedimento, a CIM do Ave refere que vai avançar para a realização de uma fiscalização que poderá resultar em eventuais coimas no âmbito da concessão atribuída.
Notícia actualizada com o útlimo parágrafo, às 17h20.
Marcações: rendufe, Atães, S. Torcato, Ave Mobilidade