Nascimentos em Guimarães permitem plantar 1.400 árvores

«Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor». Assim se chama o projecto em parceria que junta o Laboratório da Paisagem, o Município de Guimarães, o Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães e a Resinorte e que, em cerca de um ano, já permitiu plantar 1.400 árvores autóctones.

Lançado no passado no Dia Mundial da Árvore, a iniciativa assegura que, por cada bebé que nasce no Hospital da Senhora da Oliveira é plantada uma árvore.
Esta campanha permite aos recém-pais receberem, através da entrega de um voucher, uma árvore autóctone, que poderá ser plantada em terreno próprio, ou numa das plantações conjuntas, a realizar em locais designados pelo Município de Guimarães, com o apoio técnico do Laboratório da Paisagem.

A iniciativa conta com o apoio da Resinorte, através do projecto «Toneladas de Ajuda». A campanha consiste em valorizar todos os resíduos recicláveis do Hospital, neste caso resíduos de papel e cartão, em troca de uma contrapartida financeira. No ano passado, a Resinorte recolheu quase 72 toneladas de material reciclável, resultando em cerca de 6.100 euros para a aquisição de novas árvores autóctones. Os vouchers não reclamados pelos pais são igualmente utilizados em plantações conjuntas promovidos pelo Laboratório da Paisagem.

O projecto «Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor» pretende reforçar a iniciativa municipal «Guimarães mais Floresta», que tem como missão (re)florestar diversas áreas do Concelho, contribuindo para a protecção e promoção da biodiversidade e da floresta autóctone, contribuindo para os corredores verdes do Concelho.


Marcações: hospital, árvores, nascimentos

Imprimir Email