Secretário de Estado das Infraestruturas diz que será "muito difícil justificar comboio entre Guimarães e Braga"
O secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, considerou esta sexta-feira que “será muito difícil justificar” a existência de ferrovia pesada entre Braga e Guimarães, pelo elevado custo estimado da empreitada, de “centenas de milhões de euros”.
“Uma ligação em ferrovia pesada entre Braga e Guimarães exigiria provavelmente um túnel de nove quilómetros, o que coloca o valor da ligação facilmente, numas estimativas por alto, para as muitas centenas de milhões de euros, perto dos mil milhões de euros, com facilidade”, disse Frederico Francisco aos jornalistas.
No documento apresentado em Novembro e em consulta pública até final de Fevereiro, propõe-se um “Sistema de Mobilidade Ligeira do Cávado-Ave”, uma rede que inclui também ligações a Fafe, Famalicão, Felgueiras e Póvoa de Varzim, aproveitando canais ferroviários desativados.
Nas declarações feitas esta sexta-feira aos jornalistas, Frederico Francisco considerou que tal serviço “não tem necessariamente que dar um serviço pior do que teria uma ferrovia pesada”, podendo mesmo incluir “a possibilidade de ter serviços diretos de Fafe até ao Porto”, num sistema ligeiro semelhante ao do metro.
O Plano Ferroviário Nacional menciona “a ligação de cidades em vales de rios diferentes” na região, “sendo necessário atravessar elevações consideráveis para as efetuar”, sendo o “exemplo mais evidente” precisamente a ligação entre Braga e Guimarães.