Distrito de Braga entra em alerta vermelho após a meia noite
O distrito de Braga, assim como os distritos do Porto, Viana do Castelo e Aveiro entram em alerta vermelho às 00.00 horas de domingo devido ao agravamento do mau tempo, anunciou este sábado o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
"Entre hoje e amanhã haverá um agravamento da situação", anunciou o comandante nacional da ANPC, André Fernandes, explicando que às 14.00 de hoje estarão em alerta laranja cinco distritos: Braga, Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Viana do Castelo.
A previsão do aumento da queda de chuva faz com que quatro desses cinco distritos passem a alerta vermelho [o mais grave da escala] às 00.00: Braga, Porto, Viana do Castel e Aveiro.
A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no norte e centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano. "Há um potencial de cheias face à forte precipitação que se vai sentir entre hoje e amanhã [domingo]", anunciou o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC).
Segundo André Fernandes, as bacias hidrográficas onde existem "maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias" são as dos "rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo". "Reduzir ao máximo as deslocações, ficar e casa e não conduzir nestas áreas afetadas porque é provável que haja inundações nas rodovias" são as recomendações feitas pela proteção civil.
As autarquias de Ponte de Lima e de Barcelos divulgaram hoje o cancelamento dos festejos de fim de ano, devido ao agravamento das condições meteorológicas.