Caminho de São Rosendo começa em Santo Tirso e atravessa Guimarães
Guimarães integra o Caminho de São Rosendo. A cerimónia de abertura realizou-se ontem em Santo Tirso e o Município de Guimarães esteve representado pelo vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva.
Na informação publicada na sua página do Facebook, o Município indica que "este Caminho é igualmente conhecido pelo Caminho da Rainha Santa, com início na Igreja de S. Miguel do Couto (onde se encontra a pia batismal de S. Rosendo), seguindo por terras minhotas desde Santo Tirso, Famalicão, Guimarães, Braga, Amares, Terras de Bouro até passar a fronteira na Portela do Homem, Gerês, cruzando a fronteira para o pais vizinho, de até chegar a Celanova, localidade onde se pode encontrar os restos mortais de S. Rosendo", numa extensão de 101 km.
Em Guimarães (20,3 kms), o Caminho de Rosendo inicia em Ponte de Serves e segue, por breves instantes, a Rua do Ferreiro até chegar à freguesia de Ronfe. "Entra-se pelo Parque de Lazer de Talegre, percorremos a calçada romana em Serzedelo e cruzamos a Ponte Romana de Soeiro em direção à Ponte de Serves. Do outro lado do rio entramos na Vila de Ronfe e vamos em direção a Caldas das Taipas, passando pela Igreja Matriz de Brito, S. Clemente e Vila Nova de Sande. Aqui cruzamos novamente o Rio Ave para a sua margem esquerda e entramos na Vila de Ponte. Nesta Vila, o Caminho de S. Rosendo une-se ao Caminho de Torres até à Sé de Braga. Atravessa-se novamente o Rio Ave e passamos Caldas das Taipas em direcção a Santa Maria Madalena, na Falperra", descreve o Município.
Fotos: Facebook Município de Guimarães
Marcações: Caminho de São Rosendo