Faleceu o ex-Presidente da Câmara de Guimarães, Edmundo Campos

Edmundo António Ribeiro Marques de Campos, de 88 anos, faleceu esta segunda-feira. Foi Presidente da Câmara Municipal de Guimarães entre 1977 e 1979.
Em comunicado, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães manifesta profundo pesar e apresenta as mais sentidas condolências à família.

Em 2015, o Município de Guimarães atribuiu a Edmundo Campos a Medalha de Honra do Município, "em sinal de reconhecimento pela acção interventiva e fundamental no desenvolvimento do Concelho".

Edmundo Marques de Campos nasceu em Arcos de Valdevez na década de 1930, por ter sido aí que sua mãe estava colocada como professora, passando a residir em Guimarães aos dois meses de idade, no seio de uma família que tinha como referencial a memória do avô paterno, o advogado António Marques, que tinha sido Vice-Presidente da Câmara Municipal presidida pelo Padre João Oliveira Guimarães, Abade de Tagilde, entre 1905 e 1907.
Estudou no Liceu de Guimarães e iniciou a sua vida profissional como bancário, tendo atingido funções de gerência da agência de Guimarães do então Banco Português do Atlântico, que exercia em 1975, quando foi convidado para presidir à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães.

Esse convite surgiu na sequência das eleições para a Assembleia Constituinte, que decorreram em 25 de Abril de 1975, as primeiras realizadas no Portugal Democrático, nas quais o PS foi o mais votado no Município de Guimarães. Em consequência, a primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal, presidida pelo advogado José Augusto da Silva e nomeada pelo MDP/CDE, considerou não ter legitimidade eleitoral e solicitou a sua substituição por uma nova Comissão Administrativa a ser indicada pelo PS e que integrou igualmente elementos do PPD, a segunda força mais votada.

Edmundo Marques de Campos foi escolhido pelo PS, partido em que se filiara, para presidir a essa Comissão Administrativa. Antes, na década de 1970, para além da sua actividade profissional, tinha sido dirigente da Associação Recreativa «Convívio» e da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães, hoje Associação dos «Velhos Nicolinos».
O mandato da referida Comissão Administrativa decorreu durante todo o ano de 1976, no final do qual tiveram lugar as primeiras eleições democráticas municipais e do poder local.
Em 1976, para além da continuação da satisfação das primeiras necessidades básicas das populações, nomeadamente no Município suburbano e rural, como pavimentação e abertura de caminhos e estradas municipais, electrificações, construção de escolas, foram aprovados pelo Governo, por proposta insistente da Câmara Municipal, os novos limites da cidade que passaram a incluir a área de Pevidém e freguesias confinantes, permitindo a classificação de Guimarães como Município urbano de 1ª.

As cerimónias fúnebres de Edmundo Campos realizam-se amanhã, terça-feira, pelas 16h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Vila do Conde. No final, o corpo vai a cremar no crematório de Famalicão.


Marcações: Faleceu, Edmundo Campos

Imprimir Email