VÍDEO: Equipa de cuidados paliativos há nove anos a aliviar o sofrimento no Hospital de Guimarães

Garantir a todas as pessoas portadoras de doença incurável e às suas famílias o alívio do sofrimento, para que possam viver com dignidade e a melhor qualidade de vida possível até ao momento final. É esse o principal foco da equipa multidisciplinar de cuidados paliativos do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Criada em 2013 para desenvolver actividade a nível intra-hospitalar, ao longo dos anos alargou a sua acção a outras necessidades, actuando na consulta externa, no hospital de dia e mais recentemente no domicílio dos doentes que "estão em sofrimento", como elucida a médica Celeste Gonçalves, Coordenadora deste projeto.

Para assinalar os nove anos de actividade, esta sexta-feira pelas 16h00, será exibido o filme sobre o percurso da Equipa de Cuidados Paliativos, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação com as associações vimaranenses PPA - um pensamento, uma palavra e uma atitude e Associação Vencedores do Cancro Unidos pela Vida.

O programa inclui ainda a apresentação do grupo de voluntários da equipa domiciliária de cuidados paliativos e a exposição de pintura «Guimarães à chuva», de Carlos Abreu.

No ano passado, 350 utentes foram acompanhados pelos cuidados paliativos do HSOG, numa gestão emocional que exige o rigor do conhecimento científico e a sensibilidade do humanismo, na qual participam os doentes, as famílias e os profissionais de saúde, para que seja possível viver até ao fim, com dignidade e sem sofrimento.

Marcações: Hospital de Guimarães, paliativos

Imprimir Email