Guimarães assinala Dia 1 de Portugal com vasto programa
Esta sexta-feira é feriado municipal em Guimarães que comemora mais um aniversário da Batalha de S. Mamede. O momento alto do programa que assinala o Dia Um de Portugal ocorre na sessão solene onde o Município vai entregar distinções a quatro personalidades.
Jorge Nascimento, vai receber a Medalha de Mérito Cultural. Reside em Guimarães desde 1970, estando ligado ao movimento associativo desde 1971. Foi professor e sócio fundador e dirigente da Associação JUNI e do Motor Club de Guimarães. Foi Presidente da ERDAL, Vice-Presidente da Sociedade Musical de Guimarães e Membro fundador do Chorus Anima Populi. Fundou e dirige Osmusiké que recentemente publicou os Cadernos d’ Osmusiké.
Ernesto Soares vai receber a Medalha Municipal de Mérito Humanitário. O antigo comandante dos Bombeiros das Taipas dedicou mais de 47 anos, de bons e efectivos serviços, aos Bombeiros Portugueses.
Vasco Silva de Faria é contemplado com a Medalha Municipal de Mérito Artístico. Nascido em 1978, em Guimarães, Vasco Silva de Faria é trompetista, professor, maestro e diretor artístico. Foi-lhe conferido o Grau de Doutor em Música e Musicologia – variante Interpretação pela Universidade de Évora e o Grau de Mestre em Estudos da Criança – Educação Musical pela Universidade do Minho, com Distinção.
A sessão solene evocativa do 24 de Junho de 1128 está marcada para as 18h30, no Centro Cultural Vila Flor. O programa começa às 9h30, com hastear das bandeiras no edifício da Câmara Municipal, seguindo-se missa solene na Igreja da Oliveira, com a participação do Chorus Anima Populi. Às 17h30 terá lugar a abertura do módulo 3D da Batalha de S. Mamede, um filme imersivo a 360º, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques, pelas 18h00.