Moradores do Bairro de S. Gonçalo reivindicam acesso para veículos de emergência
A Direcção da Associação de Moradores do Bairro do IHRU de S. Gonçalo está preocupada com a falta de acesso para viaturas de emergência ao largo fronteiro ao edifício. O caso não é novo mas voltou à ribalta devido ao incêndio recente ocorrido num dos apartamentos daquele edifício localizado junto do Estádio D. Afonso Henriques.
Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente da Direcção daquela Associação fala de uma "reivindicação antiga dos moradores". A verdade é que depois de muita "luta", no mandato anterior o Município elaborou um "projecto" para requalificação do espaço que incluía o jardim. No entanto, quando tudo parecia encaminhar-se para a implementação da solução, eis que houve surpresa, na versão de Jerónimo Couto.
"O projecto estava para arrancar mas, entretanto, houve eleições autárquicas. A nova Vereadora convocou a Associação para uma reunião e quando esperávamos que fosse para alinhavar a intervenção, o processo foi para a «gaveta»". Com o processo em «stand by», "dá a ideia de que não estão para mexer no assunto", acrescenta.
Após as eleições, a Associação foi convocada para uma reunião com a vereadora Ana Cotter, mas as notícias não foram animadoras. "O que nos foi dito é que iriam falar com os lojistas. Então faz-se um projecto e depois vai falar-se com os lojistas porque querem estacionamento?" Jerónimo Couto lembra que está em causa um espaço "onde as crianças do bairro brincavam" que o tempo veio a transformar em parque de estacionamento.
Confrontada pelo Grupo Santiago a Câmara Municipal, através do seu serviço de assessoria, deu conta do seguinte esclarecimento:
“Foi realizado um estudo prévio para a requalificação do espaço público do Bairro de S. Gonçalo que, até ao momento, não reuniu consensos. Tendo em vista garantir a acessibilidade, nomeadamente a veículos de emergência, a Câmara Municipal de Guimarães implementará uma solução a curto prazo.”
Marcações: S. Gonçalo, bairro , veículos , emergência