Novos arruamentos do loteamento de Cães de Pedra abrem esta terça-feira
Os novos arruamentos que integram o loteamento de Cães de Pedra, em Guimarães, localizado entre a Avenida D. Afonso Henriques e a Rua do Colégio Militar, abrem ao trânsito esta terça-feira, de forma faseada, durante a manhã.
De acordo com a nota do Município, a sua integração na rede viária da cidade será acompanhada por uma alteração dos sentidos de circulação automóvel dos arruamentos na envolvente, designadamente na Rua da Caldeiroa, Rua Padre Augusto Borges de Sá, Rua Cães de Pedra, Rua Almeida Garrett, Rua do Colégio Militar e entroncamento da Rua Manuel Tomás com a Rua Eduardo Manuel de Almeida.
Estas alterações extinguem o tráfego de atravessamento na Rua da Caldeiroa e garantem o acesso ao Centro Cultural Vila Flor, ao parque de estacionamento de Camões e à Rua Padre Augusto Borges de Sá, sem a atual circulação obrigatória pelo centro da Cidade. Permitirão ainda estabelecer uma ligação expedita à Rua do Mercado Municipal, a partir da Rua Eduardo Manuel de Almeida, e a saída do centro da Cidade pela Rua do Colégio Militar, evitando os atuais pontos de conflito e constrangimento no eixo Avenida D. João IV – Rua Eduardo Manuel Almeida. Nesta via prioritária, será ainda incrementado o tempo da sinalização luminosa no “Castanheiro”.
As alterações serão implementadas em regime experimental, por forma a verificar a sua adequação e outras ações de aperfeiçoamento aplicáveis, visando a dissuasão do tráfego de atravessamento na Avenida D. Afonso Henriques, designadamente no seu tramo confinante com o Centro Cultural Vila Flor, permitindo a expansão deste, com o eventual reperfilamento no âmbito da determinação de uma zona de coexistência ou de zona 30, e ponderação da necessidade de introdução de sinalização luminosa na interseção da Rua do Colégio Militar com a Rua Eduardo Manuel Almeida.