Domingos Bragança homenageado com escultura nas comemorações dos 145 anos dos Bombeiros de Guimarães
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, foi homenageado este domingo com a inauguração de uma escultura que representa o seu rosto, no final da sessão solene evocativa do 145.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
A obra de arte, da autoria de Viana Paredes, encontra-se na entrada do quartel da corporação vimaranense, constituindo uma expressão de gratidão e reconhecimento daquela Instituição ao Presidente do Município.
Visivelmente surpreendido, Domingos Bragança ficou emocionado e agradeceu a homenagem. "Tenho procurado cumprir o meu dever e obrigação, dedicando uma atenção especial às diferentes entidades. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães está sempre no meu coração porque me dá uma tranquilidade enorme na protecção de todos os vimaranenses, na prevenção, na protecção das pessoas e dos seus bens e na assistência que os cidadãos precisam", afirmou, acrescentando: "faremos tudo o que pudermos fazer para robustecer a Instituição".
"Em representação de todos os vimaranenses, expresso uma enorme consideração e respeito pelos bombeiros que são aqueles que no dia-a-dia põem em risco a própria vida na protecção de todos nós", sublinhou, dirigindo-se à Direcção da Associação e ao Comando dos Bombeiros de Guimarães
Durante a cerimónia, Domingos Bragança anunciou a disponibilidade do Município para apoiar a Instituição para que as piscinas existentes no edifício do quartel possam voltar a servir a comunidade e comprometeu-se a criar incentivos para tornar o voluntariado ligado aos bombeiros atractivo para os jovens.
Na sessão solene, cerca de três dezenas de "bombeiros e bombeiras" receberam medalhas de reconhecimento pela dedicação e exemplo nos serviços prestados à corporação.
Para além do Presidente da Câmara de Guimarães, no evento discursaram o Presidente da Assembleia Geral dos BVG, Carlos Vasconcelos, o Comandante Bento Marques, o Presidente da Direcção, João Pedro Castro, o Presidente da Federação dos Bombeiros Voluntários do Distrito de Braga, Jorge Machado, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Emanuel Santos, e o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Brigadeiro-General Duarte Costa.
Marcações: homenagem, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Guimarães