Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Guimarães "abre portas" à comunidade

Guimarães já tem Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Guimarães, da Fundação Portuguesa «A Comunidade Contra a SIDA» (FPCCSIDA). A inauguração ocorreu esta segunda-feira e o novo Centro está sedeado nas antigas instalações do Cybercentro.

O CAOJ de Guimarães tem desenvolvido acções em algumas escolas básicas e secundárias do concelho, no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares, bem como no Estabelecimento Prisional de Guimarães e no Centro de Acolhimento Temporário para os sem abrigo de Guimarães, quer no âmbito pedagógico, quer através de rastreios e acompanhamento.

O projecto iniciou em Guimarães há dois anos, mas só agora foi possível abrir as portas à comunidade, e tem um "tripla acção", segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto. "Qualquer pessoa de qualquer idade poderá deslocar-se a estas instalações e colocar as dúvidas que pretender. Há pessoas que se deslocam ao Porto para solicitar medicação ou apoio, mas poderá fazê-lo agora em Guimarães. O CAOJ terá três funções. A primeira mais formal, através das escolas ou grupos específicos, depois a parte da porta aberta e, por último, os rastreios que fazemos aqui ou lá fora. São três dimensões fundamentais", apontou.   

Duarte Barros, responsável pelo CAOJ de Guimarães, deixou o convite à comunidade e lembrou que para além do rastreio da SIDA poderá fazer rastreios ao VIH, Hepatite ou Sífilis. O CAOJ de Guimarães de Guimarães disponibiliza ainda um serviço de apoio aos "infectados e afectados". "Para além dos seropositivos, damos apoio às pessoas que rodeiam os infectados. Estamos a falar de familiares, cônjuges ou parceiros, que muitas das vezes são essas pessoas que precisam de uma ajuda directa, mas que não sabem a quem recorrer. Assim, fazemos um aconselhamento psicológico gratuito", disse.

Marcações: rastreios, sida, Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Guimarães, CAOJ

Imprimir Email