Direito de resposta dos «Arautos do Evangelho»
Na sequência da notícia publicada pelo Grupo Santiago, na passada sexta-feira, sobre uma investigação do Vaticano às actividades em Portugal pelos Arautos do Evangelho, recebemos desta instituição o seguinte pedido de publicação:
"Recentemente o Colégio Arautos do Evangelho, em Guimarães, foi contactado pela TVI, que solicitou uma reportagem sobre a boa colocação no ranking nacional. Entretanto, a direcção do Colégio foi informada atempadamente que a TVI pretendia, na realidade, publicar uma reportagem sobre eventuais denúncias movidas junto ao Ministério Público contra a Associação Arautos do Evangelho, no Brasil, e misturar as duas diferentes realidades de cada país.
Tal atitude dos jornalistas revelou, além de uma completa falta de transparência e de honestidade desse órgão de comunicação, que o seu verdadeiro intuito era denegrir a boa imagem dos Arautos do Evangelho em Portugal, bem como a instituição vimaranense de ensino. Facto este que se comprovou em reportagem publicada dia 22 de Julho, no «Jornal da noite» na TVI.
Não podendo fugir a esta realidade, a TVI na sua reportagem alega que os Arautos estão a ser investigados pelo Vaticano em Portugal, o que não é verdade, pois não existe tal investigação em curso, como pode ser comprovado junto à Nunciatura Apostólica, que é o órgão representativo da Santa Sé em Portugal.
Portanto é falsa a notícia publicada pela TVI de que os Arautos do Evangelho estão sendo investigados em Portugal.
Por outro lado, em relação às investigações que estão a ser realizadas pela Justiça no Brasil, e que não envolvem os Arautos do Evangelho em Portugal, nada temos a comentar.
Guimarães, 24 de Julho de 2021
A Direção da Associação Arautos do Evangelho em Portugal"
Marcações: Arautos do Evangelho, Direito de resposta