Crematório de Guimarães deverá iniciar actividade no Verão
O crematório de Guimarães deverá iniciar a sua actividade no próximo Verão. Trata-se de uma previsão da Servilusa Crematório de Guimarães Lda, empresa que venceu o concurso público promovido pela Câmara Municipal de Guimarães para concepção, construção e exploração do crematório de Guimarães no cemitério Municipal de Monchique, na freguesia da Costa.
As obras de construção do Crematório de Guimarães começaram em Julho do ano passado.
De acordo com o projecto, o edifício organiza-se em dois pisos, sendo um parcialmente enterrado, aproveitando o desnível existente para que a sua cota de cobertura pouco ultrapasse a cota da plataforma de implantação do edifício do Templo. No piso inferior, "o espaço de destaque é a sala onde se desenrolarão as cerimónias fúnebres, com todas as condições para proporcionar a qualidade espacial e enriquecer visualmente a envolvente do atril onde poderá ser efectuado o elogio fúnebre".
Situado na encosta poente da Montanha da Penha, o Cemitério de Monchique foi construído pela Câmara Municipal de Guimarães e inaugurado a 23 de Outubro de 2004, sendo autores do projecto os arquitectos Maria Manuel Pinto de Oliveira e Pedro Mendo. Em 2005 foi galardoado com o 1º Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista na categoria «Espaços Exteriores de Uso Público».
A obra do Crematório completará o programa inicial do projecto do cemitério Municipal de Monchique.
Marcações: Cemitério de Monchique, crematório, Servilusa