Vimágua alerta para tentativas de burla em nome da empresa

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A Vimágua alerta para uma tentativa de burla, usando abusivamente o nome daquela empresa intermunicipal.
Em comunicado, a Vimágua refere que "várias pessoas têm sido foram abordadas, pelo telefone, por pessoas que se apresentam como colaboradores da empresa, tendo em vista o agendamento de uma visita às suas habitações, para realizarem análises à qualidade da água da rede pública", tendo em vista, por regra, a comercialização de filtros.


Perante esta realidade, a Vimágua esclarece que "tal não é verdade, sendo que o plano de controlo de qualidade de água foi ajustado às actuais exigências, pelo que a empresa não recolhe amostras de água em casas particulares". De resto, a Vimágua realça que "nunca foi seu procedimento contactar os utilizadores, directamente ou telefonicamente, tendo em vista a recolha de amostras de água".
O apelo à saúde dos consumidores é um dos pontos fortes da ação destas empresas, e para isso realizam experiências e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade. Uma das experiências normalmente efectuada é a electrólise da água da torneira (processo de separação dos elementos químicos presentes na água através da corrente eléctrica), o que origina uma camada castanha na superfície da água, devido à separação dos diferentes elementos químicos que estão naturalmente presentes na água, refere a Vimágua.

No seu comunicado, a Vimágua salienta que a água da torneira destinada ao consumo humano é uma água natural tratada, mineralizada e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde, tais como cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio.
Regra geral, acrescenta a Vimágua, esses aparelhos recorrem a processos de osmose inversa ou de permuta iónica, que retiram os sais dissolvidos, pelo que quando ocorre a electrólise da água, não se forma a referida camada à superfície.

Para a Vimágua e tendo em conta os fundamentos técnicos e a relevância desta matéria, no âmbito da saúde pública, é fundamental esclarecer os consumidores que a água resultante da passagem por estes aparelhos é uma água com carência em sais minerais dissolvidos e não aconselhável ao consumo humano.
A água distribuída pela Vimágua é, obrigatoriamente, controlada por análises rigorosas efectuadas em vários pontos de consumo, de acordo com o Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de Dezembro, que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano.
Os resultados obtidos são divulgados trimestralmente pela Vimágua, sendo que entidades gestoras são periodicamente sujeitas a inspeções da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Pelos motivos expostos, "reafirmamos que a água destinada ao consumo humano, distribuída pela Vimágua, não deve ser sujeita a qualquer tratamento adicional, efectuado por conta e risco de cada consumidor, uma vez que a mesma é devidamente controlada e adequada para o
consumo humano.", lê-se no comunicado.

Por último, a empresa apela, ainda, a que comuniquem às autoridades policiais ou à Vimágua a identidade das pessoas responsáveis por estas abordagens, para quem trabalham e quais os seus contactos, para que seja instaurado o respectivo processo crime.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos através da linha de apoio aos utilizadores 253439560 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Marcações: Vimágua, fraude, alerta

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