Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 debate tema “Resíduos invisíveis”

images/fotoarquivo/arquivo_2014/equipamentos/laboratorio_paisagem/laboratorio_paisagem_(1).jpg

Guimarães, através de uma sinergia entre o Município e o Laboratório da Paisagem, participa na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020. Uma das principais actividades prende-se com uma forte campanha de sensibilização, recolha e valorização de máscaras nas escolas. O processo de recolha será realizado nas sedes dos Agrupamentos Escolares, inserido no programa PEGADAS, para o qual foi desenvolvido um contentor personalizado, construído a partir de plásticos mistos reciclados.

“Mercado sem plástico” é outra das iniciativas que prevê a distribuição de sacos biodegradáveis e compostáveis no Mercado Municipal, para as frutas e legumes e que servirão para a colocação dos resíduos orgânicos nas habitações, bem como oferta de sacos de pano de maiores dimensões.

Dada a situação pandémica, há ainda atividades online. Estão agendadas duas conferências neste formato. Para a noite do dia 23, está agendado o webinar “Microplásticos em ecossistemas dulçaquícolas: Um problema ambiental emergente”, que terá como oradora Ana Luisa Silva, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro. Serão apresentados alguns resultados de estudos científicos que têm permitido identificar e compreender os efeitos adversos que os microplásticos poderão provocar nestes ambientes.

No dia 26 o tema serão “Os microplásticos: Uma ameaça invisível”, que terá como orador Carlos Gravato, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este seminário abordará esta preocupação e apresentará resultados recentes relacionados com a ingestão de microplásticos de polietileno por larvas de insetos aquáticos.


Imprimir Email