VÍDEO: Vespas construíram ninho no poste de iluminação do antigo campo de futebol de Gondomar

images/vespas_gondomar.jpg

Tem sido uma praga que alastra de ano para ano. Os ninhos de vespas velutinas ou asiáticas surgem onde menos se espera e incomodam quem vive nas redondezas. Na freguesia vimaranense de Gondomar, na Rua de São Simão, o poste que outrora iluminou o campo de futebol que agora está inactivo serviu de suporte para o ninho que cresce de dia para dia. Os moradores estão preocupados com a situação, temendo a proximidade do ninho com as habitações.

Contactado pelo Grupo Santiago, o Presidente da União de Freguesias de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar, Fernando Cardoso, adiantou que o ninho já foi referenciado aos serviços municipais de Protecção Civil, no sentido de ser eliminado.

No último ano foram identificados e destruídos em Guimarães 1 417 ninhos de vespas asiáticas, quase o dobro em relação a 2018.

Uma praga que está a ser combatida pelos serviços de protecção civil, com a aplicação das técnicas mais apropriadas para a destruição dos ninhos para eliminar os novos focos e prevenir a dispersão da espécie que tem causado prejuízos na produção de mel e na polinização, já que aquela espécie é predadora da abelha europeia.

Marcações: Guimarães, Gondomar, vespas asiáticas

Imprimir Email