Hospital de Guimarães realizou 40 mil consultas e 1203 cirurgias em período de desconfinamento
Desde que retomou a actividade assistencial programada, o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) já realizou mais de 510 mil actos relacionados com consultas médicas, de enfermagem, exames complementares de diagnóstico e terapêutica, análises clínicas, cirurgia programada ambulatória, cirurgia programada convencional e sessões de hospital de dia.
Em comunicado, o HSOG adianta que "no que diz respeito às consultas, foram realizadas aproximadamente 40.000, conseguiu-se que 33% fosse em regime de teleconsulta, evitando que os utentes se deslocassem ao Hospital".
"Quanto aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica foram realizados cerca de 465.000 atos, dos quais mais de 50% correspondente a análises clínicas. No âmbito da atividade cirúrgica programada foram realizadas um total de 1.203 cirurgias, sendo 781 cirurgias em ambulatório e 422 cirurgias convencionais. A retoma progressiva da actividade centrou-se na cirurgia de ambulatório, uma vez que a atividade prioritária nunca foi cancelada, mesmo durante o período do estado de emergência", revela.
"Relativamente à actividade do hospital de dia foram realizadas aproximadamente 4.000 sessões. É de referir que para a retoma da atividade assistencial programada o HSOG teve de realizar várias adaptações internas ao nível da reorganização dos espaços físicos dos internamentos, consultas externas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, garantindo o atendimento e a prestação de cuidados de saúde em segurança para os utentes e profissionais", prossegue, sublinhando que "estão asseguradas todas as condições de segurança para os utentes que têm atividade programada. Realça-se a importância da continuidade no cumprimento por parte dos utentes das orientações da Direcção-Geral de Saúde, reforçando-se o uso de máscara, distanciamento de 2 metros entre pessoas, higienização constante das mãos e cumprimento da etiqueta respiratória".
"Devemos continuar a estar atentos e respeitar rigorosamente todas as medidas de combate à COVID-19", apela o HSOG.
Marcações: Hospital de Guimarães, consultas, cirurgias