Alunos da UMinho apresentam criações de moda no YouTube

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Os estudantes de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas colecções de final de curso esta sexta-feira, às 19h30, no canal «UModa» do YouTube. Os jovens criativos vão dar a conhecer as suas visões em cinco colecções inéditas com peças de vestuário, bijuteria, carteiras e chapéus.

O evento anual «UModa» consiste num desfile ao vivo com cerca de 400 pessoas. Esta quinta edição vai ser diferente, devido às restrições sanitárias. Transita para o formato online e tem o mundo como público. Como os alunos de licenciatura não puderam prototipar as roupas das suas colecções, por faltarem matérias-primas e fornecedores durante o confinamento, vão ser agora apresentadas a partir das suas ilustrações e dos esboços desenvolvidos, aliando animações em vídeo e uma abordagem centrada nos conceitos.
O tema deste ano, «Soffocation», foca a poluição no mundo, evocando a sensação de asfixia e de clima pesado e sombrio. Nos seus trabalhos os estudantes abordam subtemas como «Êxodo», aludindo à saída apocalíptica do planeta à procura de oxigénio, «Chernobyl», um protesto sobre os efeitos da radiação e da mutação, «Poison fog», sobre os excessos das cidades a desabar nos seus habitantes, «Exitium», que mostra como as aves vivem a poluição, e «Cheio/vazio», explorando a forma e o comportamento das coisas perante a ausência do ar.

A iniciativa envolve a licenciatura, os mestrados e o doutoramento desta área da Escola de Engenharia da UMinho e tem a coordenação das professoras Joana Cunha e Inês Amaral.
O «UModa» realiza-se desde 2016, em Guimarães, tendo passado pelo antigo mercado, pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo Instituto de Design e pelo campus de Azurém da UMinho.


Marcações: Alunos da UMinho, UModa

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