Centro Juvenil de S. José com projecto aprovado pela Portugal Inovação Social Família em Foco

images/fotoarquivo/2018/Instituicoes/Centro_Juvenil_S_Jos_/centro_juvenil_s_jose-3.JPG

«Family First – Home Sessions» é o nome de uma iniciativa de iovação e empreendedorismo social (IIES) que está a ser desenvolvida pelo Centro Juvenil de S. José.
O projecto foi candidatado à iniciativa Portugal Inovação Social no âmbito do Instrumento de Financiamento Parcerias para o Impacto, tendo sido aprovado.


A Portugal Inovação Social visa promover o empreendedorismo e a inovação social em Portugal, como forma de gerar novas soluções, numa lógica complementar às respostas tradicionais, para a resolução de importantes problemas societários. No âmbito da sua lógica de estimulação do mercado de investimento social, o instrumento de financiamento parcerias para o impacto, financia 70% das necessidades de orçamento do projecto, prevendo um investimento dos restantes 30% por parte de um ou vários investidores sociais, sendo que no caso do projecto Family First o investidor foi o BPI/Fundação La Caixa.

No essencial, o projecto propõe a criação de um espaço encenado, onde as famílias serão convidadas a representar várias situações-problema do quotidiano do sistema familiar: uma espécie de Mini Kidzania para a educação parental.
Neste espaço simulado, concebido à semelhança de uma habitação, serão realizadas muitas actividades, onde pais e crianças/jovens realizarão as actividades per si, com vista à apropriação de estratégias que visem o desenvolvimento de competências parentais, a promoção de uma parentalidade positiva e a autonomia das famílias.

O projecto, co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) tem uma duração de 36 meses, integrando a requalificação de um espaço do Centro Juvenil de S. José, adaptado para uma habitação que desenvolverá acções de educação parental a cerca de 200 beneficiários.


Marcações: Portugal Inovação Social , Family First – Home Sessions

Imprimir Email