Covid-19: Vimágua anunciou medidas excepcionais de apoio às famílias, empresas e instituições de Guimarães e Vizela

images/fotoarquivo/2018/vimagua/vimagua_22_03_2018-148.JPG

A Vimágua anunciou este domingo um conjunto de medidas de apoio às famílias, empresas e instituições dos municípios de Guimarães e Vizela.

Em comunicado, a empresa intermunicipal justifica que, ao prestar "um serviço público essencial, compete-lhe assegurar a continuidade do serviço de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, com elevados parâmetros de qualidade e fiabilidade".

"Mercê do contexto excecional que vivenciamos, e em consonância com as orientações dos Municípios de Guimarães e Vizela", a Vimágua entendeu adoptar um conjunto de medidas de apoio às famílias, às empresas e instituições.

As medidas anunciadas são as seguintes:

- Na eventualidade de uma família, empresa ou instituição se encontrar com dificuldades financeiras e não tiver disponibilidade para pagar o valor da factura, a Vimágua não fará o corte do serviço de água ou da prestação do serviço de saneamento. Deverão os utilizadores que se encontrem nessas circunstâncias, solicitar planos de pagamento fracionados, na medida da sua possibilidade, para as faturas emitidas e vencidas neste período;

- Face ao expectável aumento do consumo de água dos clientes domésticos, resultante da permanência em casa dos agregados familiares, a Vimágua irá aplicar ao consumo adicional o preço do escalão atingido pelo cliente no consumo médio do último ano;

- Famílias com maior vulnerabilidade económica, e que invoquem essa condição junto da Vimágua, através do telefone 253439560 ou 800200646 ou, ainda, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., facultaremos a suspensão dos prazos de pagamento e encaminharemos os processos para análise e apoio social;

- Qualquer empresa que suspenda a sua actividade, neste período, poderá requerer à Vimágua a suspensão do contrato, comunicando a leitura do contador.

- Os serviços de fornecimento água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos prestados pela Vimágua deixam de ser facturados, sendo a facturação retomada, quando comunicarem a retoma da atividade;
- Alargamento do prazo de pagamento das facturas em 10 dias, desde a data da emissão, e após a data limite de pagamento, acrescemos 20 dias, para pagamento através do Multibanco;

Relativamente a facturas e avisos de pagamento já vencidos, a Vimágua procederá à emissão de novas referências Multibanco, a pedido dos utilizadores, com um prazo de pagamento de 10 dias. O pedido poderá ser feito pelo telefone 253439560 ou 800200646 ou, ainda, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; durante este período não serão cobrados quaisquer encargos, quer a título de juros de mora quer pela emissão de avisos;

Para mitigar o risco de contágio, a Vimágua suspendeu o serviço de leituras dos contadores e restringiu os serviços de atendimento ao público, na sua componente presencial. Não obstante, reforçou o seu atendimento telefónico, através dos contactos 253439560, 800200646 e 800910410;

Também o atendimento online, através do site, www.vimagua.pt, ou do Balcão digital estão operacionais;
A comunicação de leituras continua a poder ser feita através da linha gratuita 800200646, do site, www.vimagua.pt e do Balcão Digital. É importante que os utilizadores comuniquem as leituras, evitando, desta forma, a faturação por estimativa e acautelando a deteção atempada de eventuais fugas de água nas redes prediais.

A Vimágua esclarece que fará uma avaliação permanente da adequação das medidas adotadas à evolução da situação.

Marcações: Vimágua, medidas excepcionais

Imprimir Email