Cemitério Municipal da Atouguia reabre esta segunda-feira com alguns condicionamentos
O cemitério municipal da Atouguia vai reabrir esta segunda-feira, embora com o acesso condicionado a alguns canteiros onde está a decorrer o processo de remoção de árvores.
No passado sábado, a Câmara de Guimarães encerrou o cemitério, após a queda de uma árvore de grande porte, atingindo um canteiro e causando danos em algumas sepulturas.
Ao que conseguimos apurar, a árvore encontrava-se nas imediações do local, onde em meados do mês de Novembro uma outra árvore de grande porte caiu e causou estragos em diversas campas.
Os trabalhos de abate e remoção de árvores que apresentavam sinais de fragilidade começaram no sábado e prolongaram-se este domingo.
Recorde-se que, em Novembro, em resposta às questões colocadas pelo jornal O Comércio de Guimarães, na sua edição de 20/12/2019, o Município informou que "a árvore que caiu no cemitério da Atouguia tinha algumas raízes com tecidos necrosados e não tinham o desenvolvimento necessário para suportar as dimensões da sua biomassa, o que originou provavelmente a sua queda". Segundo a Câmara, na sequência da referida queda, "concluiu-se pela necessidade de intervenção em cerca de 12 árvores existentes nesse local, com a possibilidade de abate".
Nessa ocasião, a queda da árvore provocou danos em 42 campas.