Comemorações do 24 de Junho arrancaram com a inauguração da ampliação do Cemitério de Atães
As comemorações do 24 de Junho iniciam esta 5ª feira, dia 20 de junho, com a inauguração da ampliação do Cemitério de Atães.
Uma obra "necessária" para a Freguesia, segundo o autarca Patrício Araújo.
Com esta obra, a capacidade do cemitério aumentou em 70 sepulturas, quando faltavam apenas dois lugares para ficar completo, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Atães.
Destaque ainda para a escultura de Dinis Ribeiro no centro do cemitério e para os novos acessos. "Estamos gratos à Câmara de Guimarães por esta obra e a outras pessoas que foram importantes para a sua realização", disse Patrício Araújo.
Domingos Bragança sublinhou a qualidade do cemitério de Atães, incentivando todos os presidentes das juntas de freguesia de Guimarães a cuidar dos seus cemitérios.
O programa festivo de mais um aniversário do Dia Um de Portugal, continua no próximo sábado, às 10h00, com a inauguração do novo acesso ao Centro Escolar de Ponte. Uma hora depois, é inaugurada a requalificação do Fontanário da Baixinha, em Moreira de Cónegos. Pelas 12h00, procede-se à inauguração de infraestruturas de apoio ao parque de lazer de Lordelo. O programa é retomado segunda-feira, com as duas últimas inaugurações. Às 11h30 procede-se à inauguração da Escola Básica das Taipas. Ainda na segunda-feira, pelas 16h30, no Paço dos Duques de Bragança, será apresentado o livro «Castelo de Guimarães: Livro-Guia do Centro Interpretativo».
O ciclo de inaugurações termina domingo, dia 30, às 11h00, com a inauguração do Adarve da Muralha.
No dia festivo, segunda-feira, o programa começa às 9h30 com a cerimónia do hastear das bandeiras no edifício da Câmara Municipal, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Segue-se uma missa solene, às 10h00, na Igreja da Oliveira. Na mesma hora será dada a partida para o passeio de bicicleta «Dia Um de Portugal», com presença assegurada dos ciclistas profissionais Tiago Machado e José Mendes. A concentração está marcada para as 9h00, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.
O momento alto das comemorações, a tradicional sessão solene de aposição de medalhas honoríficas, está marcada para as 18h00, estando marcada para o Largo da Oliveira. Caso as condições atmosféricas não o permitam, a sessão realizar-se-à no Paço dos Duques de Bragança.
Marcações: Atães, Cemitério, Comemorações do 24 de Junho