IV Jornadas de Materiais da Universidade do Minho sob o tema «Engenharia verde e sustentável»

 

images/fotoarquivo/2018/equipamentos/universidade_minho.jpg

Começam hoje as IV Jornadas de Materiais da Universidade do Minho, sob o tema “Engenharia verde e sustentável”. O evento decorre no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, e junta mais de 200 participantes, 30 oradores, 30 entidades e cerca de 15 cursos da UMinho.

A sessão de abertura é na segunda-feira, às 13h30, com o pró-reitor Manuel João Costa, o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, o vereador do Ambiente do Município de Braga, Altino Bessa, o líder da Associação Académica da UMinho, Nuno Reis, e o presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais (NEEMAT), Miguel Pinto. Segue-se às 14h00 um debate com o mentor do Greenfest, Pedro Norton de Matos, o diretor-geral do Mecwide Group, Carlos Palhares, o presidente da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, e o diretor de inovação do grupo dst, Raul Junqueiro. A tarde inclui ainda um painel com engenheiros das empresas Continental, Faurecia, Meamstyle e do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

O secretário de Estado adjunto e da Mobilidade, José Mendes, intervém na terça-feira, às 9h30, a par do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança. O programa reúne depois engenheiros da DST solar, Vestas, Toyota, Lipor, CVR, Corticeira Amorim, Fibrenamics e UMinho. Entre os temas a abordar estão a economia circular, a indústria 4.0, as energias renováveis, a reciclagem e reutilização e o papel do ser humano no crescimento económico e social. Já a quarta-feira é dedicada a desafios, a workshops e a visitas de estudo às empresas Salvador Caetano, Flight Dynamics e Aptiv, enquanto no último dia vai ser possível desenvolver projetos em empresas.

Marcações: IV Jornadas de Materiais da Universidade do Minho, Engenharia verde e sustentável

Imprimir Email