Falta de segurança na construção civil preocupa Sindicato

Negligência na obediência às normas de segurança está na origem de muitas tragédias laborais. A acusação é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.
Depois do acidente que vitimou mortalmente um trabalhador, na passada
segunda-feira, em Guimarães, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Madeiras do Distrito de Braga alerta para a necessidade de evitar as situações de negligência que têm provocado a morte a muitos operários do sector.
José Maria Ferreira considera que o acidente verificado nas instalações do Lar de Santa Estefânia podia ter sido evitado, se fosse acautelada a segurança do trabalhador.
Apesar destas considerações, o acidente mortal está a ser investigado pelos técnicos do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho. O IDICT abriu um inquérito, estando a decorrer o processo de averiguações.
Entretanto, fonte da Direcção do Lar de Santa Estefânia adiantou que o
trabalhador, aproveitando a pausa escolar, na passada segunda-feira, estava a abrir uma vala para efectuar uma ligação a uma conduta de saneamento. Uma pequena intervenção cujo desfecho provocou uma profunda consternação aos responsáveis da instituição de assistência social.
Segundo o Sindicato da Construção Civil, este ano, já ocorreram três
acidentes de trabalho mortais no distrito, sendo o incumprimento das normas de segurança a causa apontada para a ocorrência dos sinistros. Por isso, a estrutura sindical defende a criminalização dos responsáveis por estas tragédias.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email