Guimarães junta 300 congressistas para discutir a ciência cardiovascular

images/fotoarquivo/2018/sociedade/Artery.JPG

Guimarães recebe até sábado o Congresso Internacional da Artery Society juntando no Centro Cultural Vila Flor 300 congressistas de 31 nacionalidades.

Trata-se de um congresso que juntará médicos e cientistas de todo o Mundo, para participarem num conjunto de conferências, debates, apresentações técnicas e discussão de trabalhos científicos.

Pedro Guimarães Cunha, da comissão organizadora da Artery Society (Association for Research into Arterial Structure and Physiology), referiu que a iniciativa estava a ser preparada há dois anos, sendo a primeira vez que se realiza na Península Ibérica.  

A 18.ª reunião da Artery Society será centrada em aspectos da estrutura e função arterial e suas repercussões em saúde pública, nomeadamente na doença cardiovascular, primeira causa de morte em Portugal e no Mundo.

responsável pela organização destacou ainda dois simpósios-satélites que vão decorrer ao longo do congresso. O primeiro simpósio-satélite juntará oito comunidades científicas mundiais composta por 45 peritos da área, que traçarão um "conjunto de estratégias comuns para debelar estes problemas que nos afectam e transponham para a prática clínica um conjunto de evidências científicas que temos vindo a acumular durante os anos.

No último dia do congresso vai realizar-se um simpósio-satélite que junta 16 centros clínicos ibéricos que formam a rede ibérica de estrutura arterial e neurocognição. "Juntamos a experiência clínica com o saber universitário para poder promover trabalhos conjuntos de investigação e estratégias de implementação de saúde pública e cuidados na Península Ibérica", disse.  

 

Imprimir Email