Presidente da República condecorou ex-reitor da UMinho
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública ao ex-Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha. A Ordem da Instrução Pública destina-se a galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.
António Augusto Magalhães da Cunha nasceu em Braga em 1961. Licenciou-se em Engenharia de Produção na UMinho em 1984. Doutorou-se em 1991 em Ciência e Engenharia de Polímeros. É professor catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros e investigador do IPC - Instituto de Polímeros e Compósitos/I3N (Laboratório Associado). Foi responsável por vários projectos de I&DT nacionais e europeus e autor ou co-autor de dois livros, 120 artigos em revistas científicas ISI e quatro patentes. Foi presidente da Escola de Engenharia (2005-09), Reitor da UMinho (2009-17) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (2014-17). Exerceu também funções como presidente do Padroado da Fundação CEER - Universidades Norte de Portugal/Galiza (2010-16) e do Instituto Internacional Casa de Mateus (2011-16).
António M. Cunha é presidente do Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx), co-chairman do Programa MIT Portugal e do projecto Bosch-UMinho, bem como membro do board do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e da administração do CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. Foi cofundador do PIEP - Inovação em Engenharia de Polímeros e seu administrador entre 2001 e 2009. É ainda membro da Academia de Engenharia, Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela e Cidadão Honorário e Medalha de Honra do Município de Guimarães. Em 25 de Novembro de 2018, recebeu a Medalha de Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Marcações: António Cunha