Simulacro de acidente, incêndio industrial e fogo florestal testou meios distritais da Protecção Civil no Avepark

images/fotoarquivo/2018/acidentes/simulacro1.JPG

Foi um exercício distrital, mas a operação de socorro foi igual à que seria montada numa situação real. O Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga, da Autoridade Nacional de Protecção Civil, realizou este sábado, no AvePark, na Zona Industrial da Gandra, na freguesia de Barco, um exercício distrital, denominado “APARKEX”.

 images/fotoarquivo/2018/acidentes/simulacro3.JPG

Uma vítima mortal e três feridos graves em resultado de uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros foram assistidos pelos operacionais, obrigando ao desencarceramento das vítimas.

Os meios de socorro tiveram igualmente de acudir a um sinistro com uma viatura de transporte de matérias perigosas e um incêndio industrial, com o resgate de 15 pessoas que se encontravam no interior de um edifício e ainda combateram um incêndio florestal.

Nesta operação, realizada junto do Spinpark estiveram envolviodos 220 operacionais e 67 viaturas, constituindo um teste à capacidade de resposta dos meios da Protecção Civil.

images/fotoarquivo/2018/acidentes/simulacro2.JPG

O exercício orientado pelo Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Hermenegildo Abreu, foi acompanhado pelo Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e outras individualidades ligadas à Protecção Civil Distrital, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Juntas de Freguesias das Caldas das Taipas e Barco e a participação dos vários agentes da GNR e profissionais do INEM, permitindo também testar a capacidade de resposta do serviço de urgência do Hospital da Nossa Senhora da Oliveira para onde foram encaminhados os sinistrados.

Fotos: Gracinda Carvalho

Marcações: Avepark, Protecção Civil, Simulacro

Imprimir Email