VÍDEO: Material pirotécnico removido de uma loja de brinquedos em Guimarães
A PSP procedeu à remoção de mais de duas centenas de quilos de artigos pirotécnicos do interior de um estabelecimento comercial, situado naquela zona da cidade de Guimarães.A acção dos agentes da PSP decorreu numa loja de brinquedos, onde se encontrava um stock de artifícios pirotécnicos já com seguramente quatro décadas de existência. As denominadas bombinhas de Carnaval, à época utilizadas para diversão, já estariam em estado de degradação, daí a imprevisibilidade da sua acção e os cuidados redobrados da equipa do Centro de Inactivação de Explosivos e Subsolo da PSP.
Os materiais foram removidos e conduzidos para destruição numa pedreira em Braga. Esta operação está relacionada com a detenção, na passada segunda segunda-feira, em Guimarães, de um homem de 86 anos por posse ilegal de artigos pirotécnicos. Em comunicado, a PSP informou que no âmbito de uma operação de fiscalização, apreendeu 231 quilos de explosivos: 160 kg de material pirotécnico da categoria F3 (petardos), bem como cerca de 71 kg da categoria F2 (raspas e estalinhos de Carnaval).
Depois de identificado, o detido prestou declarações junto do Ministério Público do Tribunal Judicial de Guimarães, sendo-lhe aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência. O processo baixou a inquérito e já foi requerida uma perícia aos artigos apreendidos.