Núcleo de Guimarães da Re-food iniciou operação «Pão e Bolos»
O núcleo de Guimarães da associação Re-food iniciou a Operação ?Pão e Bolos?. É a primeira acção efectiva de recolha e distribuição da recolha de excedentes alimentares e a entrega às instituições beneficiárias.Após praticamente um ano de trabalho de campo que passou por várias etapas como inventariar, mapear e contactar possíveis parceiros e beneficiários, a equipa de voluntários reuniu as condições para iniciar a fase experimental deste movimento com a recolha de pães e bolos.
A rota de recolha nesta terça-feira conta com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e a Provedora da Santa Casa da Misericórdia, Noémia Carneiro. O encontro está marcado para as 18h00 no Circulo de Arte de Recreio, de onde sairá depois o grupo para realizar a recolha das fontes de alimento e a respectiva entrega nos beneficiários.
O convite surgiu da equipa de coordenação da Re-food Guimarães, com o objetivo de mostrar à comunidade que a Re-food veio para ficar, ao mesmo tempo que procurou sensibilizar as entidades envolvidas para as principais dificuldades sentidas pelos voluntários durante o processo de recolha de alimentos.
“Esta primeira etapa, a operação designada “Pão e Bolos”, consiste numa recolha focada inicialmente numa amostra de locais como pastelarias e cafés, cujos alimentos têm sido canalizados para 4 instituições de solidariedade. Este é para nós um importante momento de recolha de dados e experiências que nos permitirão aprimorar os métodos utilizados, para que este projeto se torne numa organização continuamente mais coesa e funcional”, refere a equipa de coordenação da Re-food Guimarães em comunicado.
“Na primeira semana, por exemplo, recolhemos mais de 800 pães e mais de 500 bolos”, refere ainda a coordenação do núcleo.
A Re-food Guimarães conta já com algumas entidades parceiras e com um “Centro de Operações”, o qual está em processo de recolha de apoios para equipar o espaço com todos os materiais necessários para o pleno funcionamento das ações de distribuição (material de refrigeração, de acondicionamento de alimentos, etc.)Todos os interessados em colaborar com o projeto poderão contactar a Re-food Guimarães através da página de Facebook ou pelos contactos Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 960 438 325.
Marcações: Sociedade