Ministra distinguiu Bombeiros de Guimarães com a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro em ouro
A Ministra da Administração Interna distinguiu a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães com a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, grau ouro, fita azul.A revelação foi feita este domingo na comemoração dos 140 anos da centenária instituição vimaranense. Justificando a sua decisão, Constança Urbano falou de uma dívida de gratidão que toda a sociedade tem para com os bombeiros.
Gratidão foi o lema dominante da festa dos 140 anos dos Bombeiros de Guimarães. O Presidente da Câmara revelou que vai propor um quadro de incentivos que permita a defesa da matriz de voluntariado das duas instituições de bombeiros de Guimarães.
No âmbito do aniversário dos Bombeiros foi apresentado o novo e moderno auto-tanque da corporação de Guimarães. Mas Domingos Bragança já pensa em suprir uma lacuna das duas corporações de Guimarães que quer dotar, em sistema de cooperação, com um auto-tanque que custa 800 mil euros, equipamento que espera obter com comparticipação comunitária.
Na festa dos Bombeiros de Guimarães Domingos Bragança recebeu o crachá em ouro que a Liga de Bombeiros Portugueses atribuiu à Câmara Municipal de Guimarães. Distinguido foi também o Presidente da Direcção dos Bombeiros vimaranenses, pelos seus pares e Corpo Activo em reconhecimento pelo seu trabalho. Na sua intervenção, Gualter Costa e Silva defendeu a reforma para os bombeiros, no máximo aos 60 anos.
As celebrações dos 140 anos dos Bombeiros de Guimarães começaram com o tradicional desfile da fanfarra e viaturas da Corporação pelas ruas da Cidade. No Largo do Toural, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu a uma missa campal solenizada pelo Orfeão de Guimarães. Depois da homenagem a dirigentes e bombeiros falecidos, na parada do quartel foram distinguidos elementos do Corpo Activo que se distinguiram ao longo do último ano ao serviço da centenária instituição vimaranense de bombeiros.
Marcações: Sociedade