Vistoria DGAV garante bem estar dos animais do canil de Guimarães
O Presidente da Câmara de Guimarães entregou hoje à vereação municipal o auto de vistoria realizada pelos serviços da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) ao canil de Guimarães, na sequência da denúncia de maus tratos dos animais.O documento refere-se a uma vistoria realizada no passado dia 23 de Fevereiro. após uma denúncia de maus tratos dos animais dentro das instalações do canil de Guimarães, presença de animais doentes e "a falta de 'abertura' para o exterior".
"Procedeu-se a uma vistoria em conjunto com um agente da GNR/SEPNA ao referido Canil, sem qualquer pré-aviso da parte da DGAV a fim de verificar a veracidade da queixa dando cumprimento às disposições relativas ao bem-estar animal", refere o auto de vistoria, precisando que o canil tinha "68 cães adultos, 17 cachorros. 9 gatos adultos e 1 gatinho".
"Todos encontravam-se em muito bom estado geral, apresentando-se bem nutridos e aparentemente saudáveis. As condições de higiene do local eram boas assim como a organização de arquivos e documentos relacionados com os animais ió alojados. Atualmente, uma vez que tem o canil cheio, não estão a aceitar mais animais, tendo uma lista de espera de cães e gatos. Logo que haja disponibilidade de espaço contactam os pessoas que manifestaram intenção em entregar os animais no canil. Há também uma lista de cães e gatos de pessoas que ligam para lá a pedir animais com determinadas características, assim que tenham algum com essas características comunicam aos interessados. Há sem dúvida uma boa organização do funcionamento do canil assim como foi possível ver que há uma preocupação pelo bem-estar dos animais", indica o documento, avaliando as técnicas que elaboraram o auto que "o Canil cumpre os requisitos de bem-estar previstos no Decreto-lei nº 260/2012 de 12/12".
No final da reunião, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, reiterou que será elaborado o regulamento para a realização de voluntariado no canil, assim como assumiu que deverão ser ampliadas as actuais instalações, localizadas na freguesia de Aldão.
Marcações: Sociedade