13 mil 403 atendimentos nos Espaços do Cidadão de Guimarães em 2016

O funcionamento dos Espaços do Cidadão (EdC) existentes no concelho de Guimarães estão a decorrer com ritmos diferentes.

O número de atendimentos registados pelos vários balcões no ano de 2016 elucida diferenças significativas de movimento. O EdC que está instalado na Junta de Freguesia de Serzedelo lidera a tabela com 2293 atendimentos, seguido de Brito com 1805, S. Jorge de Selho com 1556 e Ponte com 1134, estando na cauda da listagem S. Torcato com 164 e Candoso S. Martinho com 109 atendimentos.

O Vereador com competências na Modernização Administrativa e Sistemas de Informação mostra-se "satisfeito" com o envolvimento que o projecto tem conseguido junto da comunidade vimaranense, pela proximidade criada com a população. "O EdC aproxima o cidadão da Administração Pública e, na medida em que se verifica que o projecto está a ter adesão, constata-se a importância da sua criação e da aposta na desmaterialização de processos", observou Ricardo Costa, ao destacar que o investimento feito neste projecto pretende "facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços".

"Notam-se algumas disparidades ao nível dos atendimentos prestados pelos EdC, dependendo da dinâmica da Junta de Freguesia, do horário de funcionamento, da pessoa que se encontra no EdC e até da sua centralidade. E ainda há pessoas que desconhecem a existência deste espaço de esclarecimento e prestação de serviços tão próximo", reconhece o responsável. 

"Há juntas de freguesia que têm o EdC a funcionar diariamente, com sete horas, mas há outras que só dispõe do serviço numa parte do dia. São dinâmicas diferentes que interferem no atendimento prestado, porque há juntas de freguesia que para além do EdC incorporam outros serviços como o posto dos CTT", considera, sublinhando que os EdC "vieram para ficar e para crescer".

Marcações: Sociedade

Imprimir Email