Crianças plantaram 25 oliveiras e deram mais vida ao Hospital de Guimarães

Há 25 anos, o Hospital de Guimarães foi transferido para o edifício onde funciona actualmente em Creixomil. A mudança aconteceu num só dia ? 25 de Setembro de 1991. A data foi assinalada com a plantação de 25 oliveiras nos jardins exteriores.

A data não passou despercebida e foi assinalada este domingo com a inauguração de uma exposição que documenta os episódios que envolveram o controverso processo de construção de um novo hospital em Guimarães. 

Numa conferência realizada no auditório daquela unidade, Joaquim Nogueira da Rocha recordou que, em 1978, iniciou-se o projecto e as negociações para a compra dos 90 mil m2 de terreno. Só volvidos 13 anos a obra foi concluída, estimando-se que a edificação tenha exigido um investimento “de dois milhões de contos”(10 milhões de euros). 

Nas intervenções que antecederam a conferência, ouviram-se referências especiais à acção desenvolvida por Fernando Alberto Ribeiro da Silva para que a obra fosse concretizada, assim como ao trabalho de José de Guimarães na liderança dos destinos do Hospital.

O Presidente do Conselho de Administração, Delfim Rodrigues, revelou que em 25 anos, no Hospital da Senhora da Oliveira “foram realizados 84 mil partos, o que significa que durante este período demos à luz uma nova cidade, 200 mil intervenções cirúrgicas, 600 mil internamentos, três milhões de urgências, quatro milhões de consultas externas, 40 milhões de análises clínicas.Tudo isto com um volume financeiro de dois mil milhões de euros ao longo de 25 anos, ou seja, se quisermos fazer as contas em termos nacionais cada português ao longo de 25 anos pagou 200 euros para os doentes tratados nesta unidade de saúde”.

Simbolicamente, durante a tarde, 25 crianças participaram na plantação de outras tantas oliveiras, realizada em parceria com o Laboratório da Paisagem. 

 

Marcações: Sociedade

Imprimir Email