Governo apresentou kit para refugiados em Guimarães
O Governo apresentou em Guimarães um 'kit' de acolhimento a refugiados, uma «Medida Simplex +», que tem como objectivo dar as boas-vindas e apoiar os cidadãos requerentes de asilo no primeiro contacto com o nosso país.A cerimónia que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, foi presidida pelo Ministro-adjunto do primeiro-ministro.
Eduardo Cabrita salientou o trabalho que Portugal tem desenvolvido no âmbito da união Europeia para acolher refugiados, fruto de um trabalho que envolve diversas instituições.
Até agora Portugal recebeu 600 refugiados, devendo receber mais seis centenas até final do ano. O Governante destacou o envolvimento dos Municípios num esforço em que Guimarães se tem destacado.
Na cerimónia, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, realçou que a escolha de Guimarães para a apresentação do kit de acolhimento a refugiados, reconhece o saber receber dos vimaranenses.
O kit contém dicionários, um guia de acolhimento, uma pen com informação sobre a cultura portuguesa, um exemplar da Constituição da República Portuguesa, um cartão de telemóvel, um mapa de Portugal e uma t-shirts com símbolos que podem ajudar a comunicar.
Marcaram presença na cerimónia diversas entidades, nomeadamente o Ministro da Economia, a Vice-Presidente da Assembleia da República, o Secretário de Estado da Administração Interna, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, deputados, autarcas e individualidades civis, militares e religiosas.
Marcações: Sociedade