Secretário de Estado considera que Guimarães «é referência na estratégia de descarbonização»

O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente reiterou o apoio do Governo à ambição de Guimarães obter a distinção como Capital Verde Europeia em 2020.

Guimarães obter a distinção como Capital Verde Europeia em 2020. "É a candidatura de um município de referência em Portugal e o Governo está empenhadíssimo nesse compromisso e nesse apoio político", garantiu José Mendes, numa intervenção feita durante a conferência técnica “Mobilidade inteligente. Economia forte”, realizada no Laboratório da Paisagem, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

"Há todo um conjunto de ferramentas, de instrumentos de natureza financeira relacionados com os fundos europeus que podem ser orientados e podem apoiar os desígnios da candidatura e cada uma das suas dimensões", acrescentou, elogiando a aposta do Município em matéria de mobilidade eléctrica, ciclável e pedonal. "Para todas essas vertentes existem instrumentos financeiros e vão continuar a ser mobilizados para apoiar o Município porque a visão da sustentabilidade, de futuro, é importantíssima", salientou, tendo assinado o Compromisso Verde que a Autarquia está a fazer chegar a todos os cidadãos. 

"A ligação entre economia e mobilidade convoca os países para o esforço adicional na sua estratégia de descarbonização, o que exige o comprometimento de cada um de nós. E Guimarães quer ser referência nesse processo", advertiu, indicando que as "cidades são responsáveis por 70 por cento dos efeitos de estufa" e anunciando a abertura de programas de financiamento para a renovação dos veículos de transporte público, a gás ou elétricos, que terão de ser amigos do ambiente, assim como os veículos ao serviço das autarquias. A rede de pontos de carregamento para veículos eléctricos vai chegar a todos os municípios. 
"É importante o investimento feito nas ciclovias, mas igualmente a sensibilização para a mudança de comportamentos. Guimarães tem demonstrado ter olhos postos no turno, sendo pioneira na reabilitação, na atração da universidade e centros de investigação, no êxito de uma Capital Europeia da Cultura. E agora mais importante do que ter a medalha de Capital Verde Europeia é o caminho que se faz. E tem o apoio do governo português, porque será necessário mostrar que tudo o que é exigido terá apoios. Independentemente do que acontecer, o sucesso está traçado", perspectivou José Mendes.

O Presidente da Câmara de Guimarães lembrou que o Secretário de Estado conhece bem o projecto de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. "É um processo que está a ser feito por camadas, estamos a fazer tudo para conseguir", referiu Domingos Bragança, reconhecendo a fragilidade existente na área da mobilidade. "Temos de assumir compromissos. A ARRIVA vai ter dois autocarros eléctricos em 2017 e todos os veículos que Autarquia adquire têm de ser elétricos", disse, anunciando que, quinta-feira, a vereação vai analisar a proposta de abertura do concurso da primeira fase da obra da ciclovia.

 

Marcações: Sociedade

Imprimir Email