Guimarães vai ter Rede Eléctrica Inteligente
Vai ser instalada em Guimarães uma Rede Eléctrica Inteligente cuja experiência está a ser desenvolvida através do projecto «InovGrid».Trata-se de um programa inovador da EDP Distribuição que visa dotar a rede eléctrica de informação e de equipamentos capazes de automatizar a gestão das redes, diminuir os custos de operação, promover a eficiência energética, além de potenciar a aposta das energias renováveis e do veículo elétrico.
O projecto que resulta de uma parceria da EDP com a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho, potencia a eficiência energética, a microprodução e a mobilidade eléctrica, é uma aposta na sustentabilidade, no âmbito do qual Guimarães vai receber cerca de 22 mil «Energy Box».
Trata-se de uma aposta tecnológica que permite gerir, em tempo real, o estado de toda a rede de distribuição eléctrica, fornecendo informação e serviços energéticos de valor acrescentado para os consumidores.
A instalação da rede em Guimarães foi abordada numa reunião realizada na segunda-feira, em Évora, entre o Presidente da EDP Distribuição e uma delegação composta pelo Presidente da Câmara de Guimarães, o Reitor da Universidade do Minho, e o Director da Região Norte da EDP Distribuição.
O Reitor da Universidade do Minho salientou a importância deste projecto para Guimarães e para a Universidade. Já o Presidente da Câmara destacou que o projecto é fundamental para a preparação do dossiê de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.
Marcações: Sociedade