Médico vimaranense eleito Presidente do Comité Europeu em Ciência Básica da ESSKA

O ortopedista vimaranense Hélder Pereira, foi eleito presidente do Comité Europeu em Ciência Básica da ESSKA, num congresso da Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, Cirurgia do Joelho e Artroscopia, em Amesterdão.
Médico do Centro FIFA do Porto e da Universidade do Minho, Hélder Pereira, foi premiado juntamente com os maiores nomes da Artroscopia do Tornozelo do Mundo. 

À margem deste prémio, Hélder Pereira foi eleito ainda presidente do Comité de Investigação em Ciên tornando-se no primeiro português e no mais jovem presidente de sempre de um Comité da mais importante sociedade científica da Europa dedicada à Traumatologia Desportiva. 

O ortopedista, vice-presidente da Taipas Turitermas, destacou como momento alto do Congresso da ESSKA (com mais de 3000 cirurgiões de 90 países) a conferência do cientista Rui L. Reis. 

"Não escondi o meu orgulho como português ao assistir a um português a impressionar e a ensinar ao Mundo o que de melhor se faz em Engenharia de Tecidos. E, mais ainda, ao ouvi-lo afirmar alto e claro que esse trabalho é feito a partir de Caldas das Taipas, Guimarães, com imprescindível contributo do Prof. Miguel Oliveira, outro ilustre taipense. Mais importante do que isso, penso que foi o momento em que a Universidade do Minho passou a ser vista entre os Ortopedistas como o top mundial nesta importantíssima área de conhecimento e isso devemos ao Prof. Rui L. Reis e ao Grupo 3 B's. Uma lição e inspiração que que retiro do seu exemplo é que na vida prática tal como na ciência é preciso mantermos a capacidade de pensar para lá dos limites. Estes fatores de afirmação internacional são valiosíssimos no mundo competitivo em que vivemos. Note-se o trajecto de sucesso de Guimarães no panorama internacional: Capital Europeia de Cultura; Cidade Europeia do Desporto, e agora o impulso do Dr. Bragança para capital Verde Europeia. É outro bom exemplo para inspirar o país numa rota de futuro. Inovar, mas sempre ligado aos efeitos práticos no mundo real", realçou Hélder Pereira. 

No congresso da Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, Cirurgia do Joelho e Artroscopia (ESSKA) Hélder Pereira foi premiado juntamente com os maiores nomes da Artroscopia do Tornozelo do Mundo. Niek Van Dijk, Daniel Haverkamp e Gino Kerkhoffs da Holanda, John Kennedy dos Estados Unidos, James Calder, do Reino Unido, a par de Hélder Pereira foram reconhecidos pelo seu trabalho recente no desenvolvimento da cirurgia artroscópica do tornozelo e pelo seu contributo para a formação de cirurgiões nesta área. 

A Sociedade Europeia premeia o trabalho desenvolvido pela organização de eventos internacionais, cursos de formação e publicações de impacto nesta área. 

"Partilho ainda este reconhecimento com a equipa do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim- Vila do Conde e do Centro de Excelência FIFA do Porto. Uma palavra especial ao Prof. Espregueira-Mendes que sempre acreditou no meu trabalho. Sem o apoio de todos seria impossível chegar aqui! Agradeço profundamente ao Grupo 3 Bs da Universidade do Minho. Os próximos passos serão no sentido de combinar terapias biológicas com a técnica artroscópica e aí já estamos a dar os mesmos passos a partir de Portugal", apontou. 

Marcações: Sociedade

Imprimir Email