Universidade do Minho melhor academia nacional

A Universidade do Minho foi considerada a "melhor" academia nacional pelo CWTS Leiden Ranking, que mede a qualidade e impacto da produção científica, destacando-se nas áreas da ciência da vida, engenharia, computação, matemática e ambiente, revelou a instituição.
A Universidade do Minho (UMinho) considera que se estreia de "forma muito positiva" no referido ranking, no qual é ainda tida como a terceira instituição do Ensino Superior a nível ibérico, a 172.ª na Europa e a 379.ª do mundo, entre as 750 instituições assinaladas.
Os 20 primeiros lugares deste ranking são ocupados por academias dos Estados Unidos da América, com as universidades de Rockfeller, MIT, Harvard, Califórnia Berkeley e Stanford a liderar, sendo a primeira universidade europeia a Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça), em 21.º lugar.
A Reitoria da UMinho considera que estes resultados "confirmam a aposta continua na investigação, inovação e ligação à sociedade".

O CWTS Leiden Ranking, criado pela Universidade de Leiden, na Holanda, avaliou a prestação das academias visadas entre 2009 e 2012, usando "indicadores de produção, de colaboração e as publicações na Web Of Science".
O comunicado explica ainda que o "principal indicador incide na proporção de publicações da universidade que, comparadas com publicações similares (mesma área do saber, ano e tipo de documento), foram das 10% mais frequentemente citadas".
A Universidade do Minho reforçou a sua posição entre as 100 melhores universidades com menos de 50 anos a nível mundial. 


Marcações: Sociedade

Imprimir Email