VÍDEO: Turistas «invadem» Guimarães na Páscoa
Tal como acontece com outras datas que proporcionam fins-de-semana prolongados, Guimarães volta a ser destino para milhares de turistas que prometem visitar a Cidade Berço de Portugal. Em fim-de-semana de Páscoa o cenário não é diferente.De acordo com os dados recolhidos junto de seis unidades hoteleiras de Guimarães, adivinha-se lotação esgotada em quase todas, ou muito perto disso. Um cenário de melhoria relativamente ao no transacto. Nesta altura há duas delas com os todos os quartos reservados, como são os cados do Hotel Fundador e do Hotel da Oliveira. O primeiro, com uma vista privilegiada sobre o centro da cidade, terá todos os 70 quartos preenchidos, sendo na sua maioria com turistas nacionais. Já os 20 quartos do Hotel da Oliveira também ficarão lotados nas noites de sexta e sábado.
A Pousada de Santa Marinha da Costa e o Open Villlage, em Mesão Frio, ambos com 51 quartos, estavam também muito perto da lotação máxima, com taxas a rondar os 85%.
No Villa Hotel, em pleno Centro da Cidade, na noite de sexta-feira estão reservados 81% dos quartos disponíveis, número que baixa ligeiramente no dia seguinte. Aqui a predominância é de turistas de nacionalidade espanhola, sobretudo da Galiza, que como habitualmente escolhem a nossa região para uns dias de férias.
Já o Hotel de Guimarães, a maior unidade hoteleira do concelho, com 160 quartos, prevê uma taxa de ocupação de 70%. Também aqui os estrangeiros estarão em maioria, sendo os espanhóis a grande fatia dos turistas.
Estes números não contabilizam os muitos milhares de potenciais visitantes que devem passar pela nossa cidade, mas apenas durante algumas horas.