Quatro milhões de passageiros sem acidentes

O Teleférico de Guimarães retomou a sua actividade normal no passado sábado depois de concluída a quarta grande revisão do equipamento.
Os trabalhos de revisão implicaram a paragem do Teleférico durante três meses para aturados trabalhos de reparações que orçaram os 340 mil euros.

De acordo com os planos previstos foram passados a ‘pente fino’ a estação motriz e os maciços de betão. Foram substituídos os rolamentos e cilindros, intervencionados os 14 postes e inspeccionadas as 40 cabines do equipamento. Procedeu-se à revisão de pinças, à inspecção do cabo portante e todo o material eléctrico e mecânico.

Na cerimónia que assinalou a reabertura do teleférico, o Presidente da Turipenha e Vereador da Cultura, José Bastos lembrou que a grande revisão operada, tal como outras anteriormente realizadas, teve como principal objectivo a segurança do equipamento.
“Nos seus 20 anos de actividade, o Teleférico transportou quatro milhões de pessoas sem nunca ter registado um acidente”, sublinhou José Bastos.

Na sua intervenção, destacou que para além da segurança, a sustentabilidade do equipamento é, também, “uma preocupação central”.

Tendo presente esse objectivo, José Bastos anunciou iniciativas que visam aumentar a procura do Teleférico, num “trabalho em rede com instituições” que permite “oferta agregada” com o Paço dos Duques de Bragança, o Museu de Alberto Sampaio, A Oficina e a CP. Com esta empresa a Turipenha assinou um protocolo que cria o “bilhete único” para viagens naquela empresa ferroviária e no Teleférico.

Outra medida anunciada por José Bastos é a criação do Dia Verde que consagra um dia por semana com descontos de 50 por cento nas viagens do Teleférico para todos os utilizadores.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email