Projecto da ADCL distinguido pelos «Juízes Solidários»

O apartamento de autonomia, da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, foi distinguido pelo projecto Juízes Solidários. O prémio no valor de 4 mil 500 euros, resulta de donativos de juízes portugueses e foi entregue, numa cerimónia realizada na residência que acolhe quatro estudantes universitários.
A distinção foi atribuída no seguimento da candidatura apresentada pela ADCL ao projecto da Associação Sindical do Juízes Portugueses. A Directora Técnica da Instituição, Gabriela Nunes, justificou que o «Apartamento de Autonomia de Vida» foi uma resposta social criada em 2010, na continuidade do trabalho desenvolvido no Lar de Infância e Juventude, uma outra valência da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais. “Os jovens só por atingirem os 18 ou 21 anos e terminarem as medidas de protecção e promoção determinadas pelo Tribunal não podiam ficar sem apoio”, adiantou a responsável, ao indicar que o projecto distinguido pretende “acompanhar os jovens até à sua total autonomia pessoal, social e financeira”.
Destacando o apoio da Câmara Municipal de Guimarães no arrendamento de um apartamento onde residem os jovens sem retaguarda familiar, Gabriela Nunes realçou a importância deste projecto que acolhe quatro jovens a frequentar o ensino superior e que estão a iniciar o seu processo de autonomia. “O apartamento acolhe, apoia e acompanha os jovens cuja medida de promoção e protecção cessou, mas que continuam a carecer de suporte institucional”, realçou, manifestando a esperança de ver este projecto alargado no concelho de Guimarães e contemplado com o apoio financeiro da Segurança Social.
Para a Directora Técnica da ADCL, o prémio da Associação Sindical dos Juízes Portugueses representa “o reconhecimento do trabalho que está a ser empreendido e, sobretudo, de uma causa para a qual urge encontrar respostas”. Gabriela Nunes assinalou a receptividade manifestada pela Segurança Social para o estabelecimento de um acordo de cooperação para o funcionamneto da resposta social de apartamento de autonomização, de forma a garantir a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email