Fórum sobre acção social defende união de esforços para reforçar resposta à população
Congregar esforços para rentabilizar sinergias das instituições e, desse modo, dar resposta às carências sociais do Concelho, foi uma das ideias principais saídas do fórum Municipal Guimarães 14/20, sobre Acção Social.Num debate em que o objectivo era encontrar propostas para candidatar a fundos comunitários, a moderadora, Isabel Soares, presidente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, lembrou os objectivos do acordo Portugal 20-20.
No plano das propostas, a primeira foi avançada por Rui Barreira, Director Regional de Braga da Segurança Social, com objectivo de combater as falsas listas de espera para os lares de idosos.
Presente no fórum, o Arcebispo Primaz de Braga deu também um contributo para o combate às dificuldades que afectam a generalidade da população afectada pela crise económica.
No fórum surgiram outras propostas tais como criar a figura do conselheiro social, reforçar a mediação familiar decorrente de casos de violência doméstica e alcoolismo, apostar na reabilitação urbana e formação de desempregados, melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade para pessoas portadoras de deficiência e criar resposta para as pessoas autistas, foram alguns dos contributos dos participantes.
O último fórum do ciclo de debates promovidos pela Câmara, realiza-se segunda-feira, na Plataforma das Artes, às 9h30 para debater o ambiente e mobilidade.
Marcações: Sociedade