VÍDEO: Guimarães convoca autarcas com centros históricos para posição conjunta sobre o IMI
O Presidente da Câmara de Guimarães anunciou a realização de um encontro com os autarcas dos Municípios com centros históricos classificados pela UNESCO, no sentido de definir uma tomada de posição conjunta sobre a decisão da Direção Geral de Impostos de acabar com isenção de IMI os prédios situados nestas zonas.Domingos Bragança revelou que já contactou "informalmente o autarca do Porto, Rui Moreira, estando a ser planeada uma intervenção conjunta".
No período antes da ordem do dia, José Torcato Ribeiro, da CDU, alertou para a necessidade de acabar com a indefinição que os proprietários dos imóveis no centro histórico sentem, de não saberem "se vão ou não pagar IMI ou se até serão chamados a pagar retroactivos".
O PSD, pelo Vereador André Coelho Lima, defendeu que as autarquias com centro histórico "subscrevam um requerimento à Ministra das Finanças para revogação do parecer da Direção Geral de Impostos".
Na reunião o PSD e o PP votaram contra a proposta de adjudicação à Tempo Livre da aquisição de serviços de desenvolvimento de actividades desportivas de interesse público no Município de Guimarães.
O Vereador André Coelho Lima denunciou o que considera serem irregularidades, alertando para o eventual chumbo do Tribunal de Contas e consequente anulação do concurso. Em causa está uma declaração assinada pelo Vereador Amadeu Portilha que é Presidente da Tempo Livre cujo conteúdo não corresponde ao texto da acta da reunião de Câmara em que foi aprovada a abertura do procedimento concursal.
A proposta foi aprovada pela maioria socialista e pela CDU.
A proposta foi aprovada pela maioria socialista e pela CDU.