Faleceu idosa vítima de maus-tratos pelo sobrinho em Gondomar

Faleceu a idosa que na passada sexta-feira foi libertada pela GNR de Guimarães, em Gondomar, na sequência de um processo de inquérito por maus-tratos praticados por um sobrinho que foi internado compulsivamente.
A acção dos militares do GNR ocorreu na passada sexta-feira, à hora de almoço, tendo sido arrombada a porta da residência para socorrer a vítima que é tia e madrinha do indivíduo que foi internado.
A idosa encontrava-se numa habitação fechada, com as janelas e as portas aparafusadas e foi socorrida pela GNR, no cumprimento de um mandado judicial, numa operação que participou uma assistente social e a autoridade de saúde.
O sobrinho da vítima, de 42 anos, sofre alegadamente de perturbações mentais e foi internado compulsivamente, enquanto a idosa foi encaminhada para uma instituição de assistência social.

Entretanto, em comunicado, os serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães garantem que participaram ao Ministério Público, em fevereiro de 2013, o caso de violência doméstica.
O Município de Guimarães recebeu a denúncia e, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo “Espaço Informação Mulher” e pela Divisão de Ação Social, uma equipa técnica, coordenada pela então Adjunta do Presidente, Paula Oliveira, deslocou-se à freguesia de Gondomar no dia 19 de fevereiro de 2013, quatro dias após a receção da denúncia.

Na ocasião, o sobrinho/afilhado da alegada vítima, impediu a entrada dos técnicos da Câmara Municipal na habitação e informou que a tia não se encontrava no interior da residência.
Nesse instante, a senhora foi vista a circular pelo corredor de acesso ao quintal da casa, o que causou estranheza aos técnicos, dado que os portões da residência estavam igualmente fechados com cadeados.
A partir daqui, os técnicos da Câmara Municipal de Guimarães elaboraram o relatório da visita e, no dia 21 de fevereiro do ano passado, foi efetuada a denúncia deste caso na GNR e Ministério Público, junto do Delegado de Turno do Tribunal Judicial de Guimarães.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email