FOTOS: Inundações, quedas de árvores e cortes de energia marcam véspera de Natal

O mau tempo causou muitos estragos um pouco por todo o concelho nesta véspera de Natal.
Há danos em telhados de habitações e de empresas, quedas de árvores e de postes de iluminação pública, cortes na distribuição de electricidade, estradas intransitáveis, sobretudo devido aos lençóis de água.

Em pleno centro de Guimarães, junto ao Largo da Mumadona aconteceu um autêntico milagre. Ramiro, um vimaranense que seguia sozinho ao volante do seu automóvel em direcção a Mesão Frio, foi apanhado por uma árvore de grande porte. O tronco esmagou a viatura, mas miraculosamente o condutor saiu ileso.

No Largo República do Brasil 15 viaturas ficaram inundadas. 


A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para todos os distritos do continente até às 20:00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo.
A elevação do estado de alerta para o nível amarelo "pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de acções preparatórias para eventuais intervenções".

Perante o agravamento da situação meteorológica, a Protecção Civil, recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, que se adopte uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com possíveis lençóis de água.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email